04 de junho de 2020 - 21:56

Política

16/04/2020 14:19

Mulheres buscam maior espaço na política de Nobres

Empoderar a mulher é uma expressão que vem se tornando cada vez mais usada no país e que, se transformada em ações concretas, pode mudar o lugar das brasileiras na sociedade. Mas, afinal, qual é o lugar da mulher? É também na política?

A presença de mulheres é cada dia mais debatida no meio político, a influência feminina com a sensibilidade é tema de muitos questionamentos, pelo número reduzido de representantes do gênero nas casas legislativas de Mato Grosso, como na Assembleia Legislativa, onde apenas a deputada estadual Janaina Riva (MDB), foi eleita.

Em Nobres, o parlamento conta com duas vereadoras, Zaira Valandro e Zilmai Ferreira, e a ex-vice-prefeita, Paula Dias, morta em um trágico acidente em 2018.

Paula deixou um legado na política, um misto de coragem e ternura em uma mulher que foi vereadora, chefe de gabinete e estava atuando como vice-prefeita, quando foi atropelada em frente de sua residência e não resistiu.

De lá pra cá, nos bastidores além de uma figura que possa compor a chapa do prefeito Leocir Hanel, que disputará a reeleição, várias mulheres já lançaram seu nome como pré-candidatas a vereadoras nas eleições municipais de outubro.

A enfermeira Talita Ribeira, a servidora pública, Valéria FG, a empresaria Kauna Mikaelle, contadora Betinha, Vera da Gazin, ex-vereadora Neidinha, a diretora do Hospital Laura de Vicunã, Cleide Duarte, a Teka, são nomes que figuram no atual cenário, para disputar uma vaga na Câmara Municipal ou como candidata a vice-prefeita.


Copyright  - Nobres Noticias  - Todos os direitos reservados

Plantão
65 99217-1615