18 de fevereiro de 2019 - 22:36

Política

01/02/2019 07:00

Acompanhe ao vivo a cerimônia de posse dos deputados estaduais nesta sexta-feira na AL; Botelho deve ser reeleito presidente

Os 24 deputados estaduais eleitos e reeleitos em 7 de outubro de 2018 tomam posse do mandato de quatro anos nesta sexta-feira (1º). A cerimônia de posse para a 19ª Legislatura será no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, às 9 horas. Logo em seguida, no Plenário das Deliberações, os parlamentares realizam a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020.  Os eventos serão transmitidos ao vivo, via satélite, pela TVAL, Rádio Assembleia e Facebook.

Às vésperas da eleição para a escolha da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) mudou a composição de sua chapa para a disputa. O deputado estadual eleito João Batista (PROS) passa a integrar o grupo ocupando a vaga de segundo vice-presidente. 
Ele entra no lugar deixado por Elizeu Nascimento (DC), que preferiu retirar o seu nome da composição articulada por Botelho, uma vez que não teve as suas exigências atendidas. 
Nos bastidores, a conversa é de que o parlamentar, que recentemente renunciou ao mandato de vereador para assumir uma cadeira no Parlamento Estadual, queria um espaço maior na coordenadoria militar da Casa de Leis, para poder fazer indicações. O presidente, que busca a reeleição, por sua vez, vetou o pedido. 
A tendência é que Botelho seja reeleito presidente da Assembleia por maioria dos votos nesta sexta-feira (1º). O democrata vem articulando a sua permanência à frente da Casa de Leis desde outubro do ano passado, quando foi reeleito deputado estadual. 
“Tivemos pouca conversa. Em outras vezes, conversei mais, por vários dias. Nesta, conversamos pouco. Mas houve a confiança dos deputados em cima da nossa propositura, que eu estou bem confiante e tranquilo em relação a esta eleição. Nós fizemos uma conversa com os deputados muito clara, muito franca”, disse o democrata. 
A sua chapa tem os deputados Max Russi (PSB) como primeiro-secretário, Valdir Barrando (PT) como segundo-secretário, Janaína Riva (MDB) como primeira vice-presidente, e ainda os novatos Paulo Araújo (PP) e Sílvio Fávero (PSL). 
“A chapa será mista e pluripartidária. Tem o PT, MDB, PSB, DEM e outros partidos, dos novatos, que estão nessas composições. Então, vai ser uma chapa plural com todos os partidos”, afirmou. 
O Delegado Claudinei (PSL), que irá exercer o seu primeiro mandato de deputado estadual, tenta articular uma chapa alternativa junto com os também novatos Ulysses Moraes (DC) e Xuxu Dalmolin (PSC). 
Eles alegam que a população espera mudanças no Parlamento Estadual, tanto que elegeram 14 novatos na eleição do ano passado. Outros 10 foram reeleitos. Por isso, resistem em apoiar o projeto de reeleição de Botelho. 
O democrata, entretanto, acredita que o novato não consiga viabilizar o projeto, tendo em vista que a maioria dos parlamentares já declarou apoio a ele. “Eu não sei. É provável que só tenha uma chapa, porque precisa de sete nomes e eu não sei se esse outro grupo vai ter sete. Parece que não. Então, talvez tenha uma chapa só”, disse. 
Os 24 deputados estaduais eleitos e reeleitos em outubro do ano passado tomam posse nesta sexta-feira (1º). Eles irão compor a 19ª Legislatura do Parlamento Estadual. A solenidade será realizada no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, às 9 horas. 
Logo em seguida, no Plenário das Deliberações, os parlamentares realizam a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020. Dos 24 deputados estaduais que tomarão posse, 10 deles foram reeleitos. 
Os deputados estaduais que serão empossados são os seguintes: Janaina Riva (MDB), Nininho (PSD), Max Russi (PSD), Eduardo Botelho (DEM), Delegado Claudinei (PSL), Guilherme Maluf (PSDB), Sebastião Rezende (PSC), Dilmar dal bosco (DEM), Xuxu Dalmolin (PSC), Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT), Elizeu Nascimento (DC), Valmir Moretto (PRB), Faissal (PV), Dr. João (MDB), Thiago Silva (MDB), Ulysses Moraes (DC), Professor Allan (PDT),Wilson Santos (PSDB), Dr. Eugênio (PDB), Silvio Fávero (PSL), Dr. Gimenez (PV), João Batista, Paulo Araújo (PP), João Batista do Sindispen (PROS). 
Nesta sexta-feira (1º) também tomam posse os oito deputados federais eleitos, e os dois senadores por Mato Grosso. Na Câmara Federal assumem Nelson Barbudo (PSL), José Medeiros (Podemos), Emanuelzinho (PTB), Neri Gueller (PP), Carlos Bezerra (MDB), Drº Leonardo (SD), Professora Rosa Neide (PT) e Juarez Costa (MDB). 
Os deputados eleitos para a 56ª legislatura da Câmara dos Deputados serão empossados nesta sexta-feira (1), às 10 horas, em sessão no Plenário Ulysses Guimarães 
Já no Senado Federal tomarão posse a juíza aposentada Selma Rosane de Arruda, e o ex-governador Jayme Campos (DEM). A cerimônia está agendada para às 15h. 

Fonte: Redação com Diário de Cuiabá

Acompanhe ao vivo:

 


Copyright  - Nobres Noticias  - Todos os direitos reservados

Plantão
65 99217-1615