13 de dezembro de 2018 - 16:57

Política

19/08/2018 17:55

Vereador apresenta projeto de lei que proíbe uso de narguilé em lugares públicos

O vereador Rogério Frazão Sampaio (PSB),  apresentou durante a última sessão ordinária, na quarta-feira (15), Projeto de Lei que proíbe o uso  de narguilé (cachimbo de água egípcio) em locais públicos como  praças, bares e todo espaço público.


A matéria foi apreciada e será votada na próxima sessão  que ocorre no final do mês. Segundo o parlamentar, a proposta  e é uma medida de saúde preventiva, para adolescentes e jovens que fazem uso do cachimbo.

Rogério que é enfermeiro de carreira, explica que alguns munícipes reclamam que deixaram de usar praças e locais públicos, pois são obrigados a inalar a fumaça que exala do produto.

“Estou preocupado com a saúde pública, já que segundo o Ministério da Saúde o narguilé é altamente danoso para o fumante passivo, o que nos deixa em constante estado de alerta já que crianças e idosos frequentam  estes locais”, disse.

Conforme o Ministério da Saúde, o fumo do narguilé pode provocar câncer de pulmão, boca e bexiga e doenças respiratórias. Uma hora de uso do narguilé é equivalente a tragar cem cigarros, de acordo com a estimativa da Organização Mundial da Saúde 

Para Rogério, o uso do cachimbo deverá ser feito em locais como tabacarias, ou em ambientes específicos para a prática.


De acordo com o projeto, o uso do narguilé será proibido em locais públicos, tanto abertos quanto fechados, assim como à sua venda e de seus insumos à menores de idade, o que é considerado crime.

O narguilé é um dispositivo que mistura fumaça a vapor fazendo-a passar por um frasco de água. Estudos indicam que, em média, uma sessão de narguilé equivale ao consumo do alcatrão de 100 cigarros.

De origem oriental, o narguilé, de maneira simplificada, funciona como um cachimbo de água.

O ar aquecido por carvão passa pelo fumo e resfria no líquido antes de ser aspirado - e eliminado em seguida - pelo usuário.


Copyright  - Nobres Noticias  - Todos os direitos reservados

Plantão
65 99217-1615