28 de maio de 2018 - 07:18

Política

RECONHECIMENTO 04/05/2018 15:23

Presidente da Câmara entrega honrarias a professores, líder comunitário e primeira dama

Fonte: Redação

O presidente da Câmara Municipal de Nobres, Adelian Messias (PSD), entregou na última segunda-feira, durante sessão solene, do aniversário de 53 anos do município, Títulos de Cidadão e Moção de Aplauso, a professores, líder comunitário e a primeira dama e secretaria de Assistência Social, Maria Cecilia Botini Hanel.

Condecorado com o Título de Cidadão Nobrense-Kadd Haeg Maciel, filho de Durval Maciel e Neide Cordeiro Maciel. Nasceu em Naviraí, Mato Grosso do Sul, em 29 de julho de 1975.

Mestre em Direito Kadd cursou inúmeras  especializações, três graduações, Serviço Social, Administração e Direito. Atuou como Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (1995), foi servidor do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (1997 a 2003). Professor de cursos preparatórios para concursos públicos (1998 até hoje).

Em seu currículo ainda consta a coordenação do Núcleo de Prática Jurídica, Estágio Supervisionado da União de Ensino Superior de Diamantino – UNED (2006 a 2013), Fiscal da Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador do Estado de Mato Grosso (2004 a 2011).Diretor do Escritório Regional de Saúde Diamantino (2012 a 2015). Professor Universitário do Campus da UNEMAT de Diamantino "Francisco Ferreira Mendes" (2013 A 2014). Servidor da Secretaria de Estado de Saúde desde 2004.Professor e Advogado do Grupo Fato Educacional.

Outra personalidade homenageada por Adelian  João Hoepers, também recebeu Título de Cidadão Nobrense.

O colega, vereador Oscar dos Santos Lara, professor de carreira,  nascido em 01.02.1974, em Cuiabá, filho deTolentino Dos Santos Lara e Maria Izabel de Lara. Oscar, chegou nesta cidade no ano de 1995, com saudoso Padre Frei Herculano Araújo Ribeiro, morando na casa paroquial servindo e auxiliando o padre nas celebrações e catequese na comunidade. Estudou na escola Mario Abraão Nassarden onde lá fez o 1ª 2º e 3º ano do curso de magistério, graduado em Pedagogia pela UFMT e Especializado em Educação Especial-Inclusão pela IBPEX – Faculdade de Santa Catarina e UFC-Universidade do Ceara.

Casou-se com Maria da Guia de Almeida Lara, com quem teve duas filhas Emanuele Carolina de Almeida Lara,  21 anos graduanda em Engenharia Civil e Esther de Almeida Lara, 11 anos.

Começou sua trajetória na igreja católica com a catequese e criação do grupo de Oração Carismáticos Católicos, trabalhou na pastoral das crianças  e em foi aprovado em 2002 no concurso público municipal e foi designado pela prefeitura municipal a prestar serviço na APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, onde trabalhou por 17 anos, orientando os pais e excepcionais.

 Messias fez questão de homenagear a primeira diretora da Escola Nilo Povóas, a professora pedagoga Zilma Pereira da Silva, natural de Cuiabá, que mudou-se  para Nobres e casou-se com Benedito Mario Moreira e teve seis filhos.

Filha de Flávio Pereira Leite e Maria Pereira de Souza, nascida em 22 de abril de 1938.Em Nobres, além do ofício de professora, exerceu os cargos de Secretária Escolar, Supervisora e Diretora.

Com 80 anos, a professora aposentada teve seu trabalho na Educação reconhecido e foi lembrada pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

 

Verginio Eduardo de Souza, recebeu Moção de Aplauso do presidente.Natural de Bento de Abreu, SP, casado com Eulália Cardoso de Souza, pai de dois filhos, ex- servidor público em Alto Paraguai, chegou em Nobres em 1986, onde foi admitido no serviço público em 1987 na função de motorista de caçamba. Foi motorista de veículo oficial, na gestão do ex-prefeito Amélio Dalmolin e há 18 anos  trabalha como motorista de ônibus. Sempre prestou serviço de grande relevância e interesse no Poder Público.

Foi fundador da Associação do Bairro Jardim Paraná em 1991, onde reside até hoje. É um dos baluartes do esporte nobrense e desde 1996 promoveu vários campeonatos no antigo campo de futebol do bairro. 

Adelian não deixou de reconhecer os trabalhos desenvolvidos pela primeira dama Maria Cecilia Botini Hanel, que comanda a secretaria de Assistência Social. 

Descendente de imigrantes italianos que desembarcaram e se fixaram no Brasil, filha de Roberto Botini e de Maria Martins, de uma família de quatro irmãos, nascida na cidade de Bilac em São Paulo, em 11 de setembro de 1954.

A família mudou-se para o Estado do Paraná, onde permaneceu até o ano de 1985.

Em 1975, casou com Leocir Hanel e teve três filhos: Elizângela Hanel. nascida em 05 de abril de 1977, em Curitiba-PR, Leocir Hanel Junior, nascido em 21 de fevereiro de 1980, em Curitiba no Paraná e Anderson Hanel, nascido em 13 de agosto de 1981, em Curitiba, no Paraná.

No ano de 1977, Cecilia comprou uma panificadora e permaneceu no ramo até  1982, quando foi morar na cidade de Ortigueira, no Paraná, mudando de função, exercendo o magistério.

Ali adquiriu uma propriedade rural denominada Fazenda Santa Clara, localizada no município de Nobres em Mato Grosso, com terras vizinhas da Reserva indígena Santana. Hoje, após a emancipação do distrito, a fazenda Santa Clara está localizada no município de Santa Rita do Trivelato.

Esta aquisição fez com que a família definisse mudar definitivamente para o município de Nobres.

Sempre residindo em Nobres, dona Cecilia e seu esposo Leocir Hanel, dedicaram a atenção aos filhos, dirigindo os ensinamento da Igreja Católica,  participaram por nove anos da coordenação e construção da Capela São Cristóvão.

No ano de 1999, fundaram a empresa HS Transporte de Máquinas e Terraplanagem, realizando o serviço de locação de máquinas, terraplanagem e engenharia.

Em  2012, lançam o empreendimento residencial Jardim Santa Clara e em 2014, o loteamento Jardim Vista Alegre, próximo ao Jardim Petrópolis, valorizando ainda mais a região.

 O presidente enfatizou a trajetória de cada homenageado e ressaltou os trabalhos realizados para o desenvolvimento da cidade.

 “São mestres, professores, ex-diretora, líder comunitário e nossa primeira dama, que antes de tudo é empresária, que me motivou a eternizar seus trabalhos. Cada um em sua área de atuação, foi importante para escrever uma página de nossa história”, concluiu.

 

 


Copyright  - Nobres Noticias  - Todos os direitos reservados

Plantão
65 99217-1615