21 de julho de 2018 - 13:35

Política

CIDADÃO NOBRENSE 02/05/2018 17:19

Zaira homenageia professor e médico com Título de Cidadão e Moção de Aplauso

Fonte: Elisângela Neponuceno-Nobres Noticias

A Câmara Municipal de Nobres realizou na última segunda-feira, 30,  uma Sessão Solene, para entrega de Títulos de Cidadãos e Moções de Aplauso, durante a programação das festividades do aniversário da cidade, que completou 53 anos no dia 01.05.

A vereadora Zaira Borges Valandro (PSDB), homenageou um médico com a Moção de Aplauso, Joaquim Cunha Gonçalves e um professor Agnaldo Périgo com o Título de Cidadão Nobrense.

 O Titulo é um reconhecimento próprio dos poderes legislativo e  está prevista na Lei Orgânica Municipal.

O Titulo é dado a pessoas  que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços ao município e que de alguma maneira tenha contribuíram com sua história. A pessoa que recebe a honraria  passa a ser cidadão de fato e de direito, mesmo que não tenha nascido no município.

 

A Moção de Aplauso, foi entregue a Joaquim  da Cunha Gonçalves  nascido  em 1961  em Patos de Minas MG , filho do dentista José Campos  Gonçalves  e dona de casa  Zilda Campos,  passou sua infância na sua cidade natal , onde  permaneceu até completar  o ensino  fundamental.

Joaquim sempre quis ser médico  e aos 16 anos  foi para Belo Horizonte  se preparar para o vestibular.Em 1991 entrou na faculdade de Medicina Presidente Antônio  Carlos  em Barcelona a  -MG  e se formou em 1996.Retornou a Belo Horizonte  para fazer residência médica  em Cirurgia Geral  na Santa Casa e depois Cirurgia Plastica  no Hospital Felício Rocho .

No ano de  1990  mudou-se  para Cuiabá  com a esposa Elaine e o Felipe  e em 1992 nasceu  a filha Renata.

“Sempre amou  o que  faz  e mantém um  trabalho  de servidão  aos  mais  necessitados. A  Medicina significa  para ele a profissão  e sacerdócio “, explicou a vereadora.

Zaira homenageou o professor Agnaldo Périgo, com o Título de Cidadão Nobrense.

Agnaldo Périgo, filho de José Périgo Sobrinho e Hidenira Tavares Périgo. Nasceu em Terra Boa, Paraná, no dia 14 de novembro de 1972, tem 45 anos. É o quinto filho de um casal de lavradores.

Casado com Irene Célia Bianchini Périgo, tem um casal de filhos Ana Beatriz Bianchini Périgo e Pedro Luiz Bianchini Périgo.

Sua vida escolar foi sempre em Escola pública, toda sua trajetória acadêmica foi feita em instituições públicas. Cursou Ensino Fundamental e Médio em Terra Boa, Paraná. Fez Licenciatura Plena em Letras, na Faculdade Estadual de Ciências e Letras na cidade de Campo Mourão, também no estado do Paraná, concluindo esse curso no ano de 1995.

Fez licenciatura plena em Letras na Faculdade estadual de Ciências e Letras na cidade de Campo Mourão, também no estado do Paraná, concluindo o curso em 1995.

Sua vida de estudante sempre foi muito ativa, cursou três especializações Lato Sensu sendo: Metodologia e Didática do Ensino Superior, Coordenação Pedagógica e Gestão escolar. Atualmente faz Mestrado  em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso, na linha de pesquisa de Movimentos Sociais e pesquisa sobre a Dimensão Pedagógica do Cinema Negro e a imagem de de afirmação de professoras negras na Educação Básica.

Em 1996, com a ajuda de amigos, uma ex-professora a senhora Tumoko Matsusaki e de Wilma Fume Suzuki da Rocha, recebeu uma proposta para morar em Nobres e trabalhar como professor.

Chegou na cidade em 25 de fevereiro de 1996 e desde então atua como professor da Educação Básica na Escola Estadual Professor Nilo Póvoas. Além desta atividade tem experiência na rede municipal de Ensino onde atuou como professor, coordenador de Formação Continuada e Assessor pedagógico por dois anos. Na gestão da escola desenvolveu vários trabalhos para a melhoria da estrutura física e principalmente no pedagógico, tendo destaque todo o processo de implantação do Programa Ensino Médio Inovador, referência em todo o Estado de Mato Grosso junto a Secretaria Estadual de Educação.

“São 22 anos de história profissional e pessoal em Nobres, cidade que aprendeu amar por causa das oportunidades que teve aqui de trabalhar e construir a sua vida e de sua família, lutando sempre por uma cidade melhor para todos”, lembrou a parlamentar tucana.

 


Copyright  - Nobres Noticias  - Todos os direitos reservados

Plantão
65 99217-1615