12 de novembro de 2018 - 22:49

Policia

MAUS TRATOS 15/06/2018 09:06

Doze cães abandonados dentro de casa trancada são resgatados pela Policia Civil

Redação

 

Doze cães em situação extrema de maus-tratos foram resgatados na tarde desta quinta-feira (14), em ação conjunta da Polícia Judiciária Civil, por meio de trabalhos da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e a Diretoria de Bem Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

Os animais estavam trancados dentro de uma casa Rua Tufik Affi, no bairro Campo Verde, em Cuiabá. No local entulhado de lixo (roupas, colchões velhos, mochilas infantis e bonecas) por todos os cômodos e no quintal o odor era forte. Os cachorros, em sua maioria de porte pequeno e médio, passavam fome há vários dias presos dentro da casa. Todos estavam muito debilitados, extremamente magros e doentes.

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) esteve no imóvel e constatou a situação de desnutrição dos animais. Um laudo será encaminhado ao Dema para ser juntado ao procedimento criminal de maus-tratos de animais. A unidade vai tentar identificar a responsável pelo abandono dos cães.

A descoberta ocorreu após denúncia e registro de boletim de ocorrência na Delegacia do Meio Ambiente. “É muito importante informar que no caso de maus-tratos de animais, a população tem participação muito especial, pois se não é uma denúncia noticiando fatos como esse e tantos outros que existe, as autoridades dificilmente pode tomar alguma providência. Temos diversas formas que a pessoa pode denunciar e pode ser feita a qualquer parceiro (Batalhão Ambiental, Prefeitura, Ministério Público, Poder Judiciário Ambiental),que de imediato será verificada”, disse a delegada titular da Dema, Alessandra Saturnino.

A comunicante é a dona do imóvel. Ela alegou ter alugado a casa a uma mulher de idade no dia 25 de março deste ano e, segundo ela, três dias depois um caminhão baú chegou com os animais. A proprietária disse aos policiais da Dema, que o imóvel  foi abandonado com os cães dentro na quinta-feira (07.06) passada.

“Animais extremamente magros. Uma situação muito triste e inadmissível. Os animais serão recolhidos, passarão por exames veterinários e após serão levados para um abrigo e, posteriormente, para adoção”, disse a diretora de Bem Estar Animal, Saula Ouverney.

Para denúncias de maus-tratos de animais o telefone da Polícia Civil é o 197 ou na Dema pelo contato 65 3623-7681. Na Prefeitura é telefone é 3645-6126 ou 0800 647 7755.

 

Copyright  - Nobres Noticias  - Todos os direitos reservados

Plantão
65 99217-1615