17 de novembro de 2018 - 08:52

Eventos

01/09/2018 16:48

Abertura dos Jogos Estudantis reúne milhares em Nobres

EVENTO

Fonte: Elisângela Neponuceno-Nobres Notícias

12 escolas da rede pública e privada, participaram da abertura da 27.ª edição dos Jogos Estudantis em Nobres, na noite desta sexta-feira (31), na quadra Poliesportiva “Nivaldo Mattos”,do bairro Jardim Paraná. O evento realizado pela prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, reuniu milhares na praça esportiva, palco das grandes disputas interescolares.

Autoridades, pais, comunidade escolar prestigiaram o evento que contou com apresentação cultural de todas as escolas, inclusive de alunos da aldeia Bakairi, que lembraram as tradições de seus ancestrais com uma dança típica da etnia.

Ritmos como o Pop, axé, Siriri, Cururu, apresentação do Coral Mãos que falam e alunos dos Programas Sociais, da Secretaria Municipal de Assistência Social, abrilhantaram o evento que reuniu moradores de todas as regiões do município.

A entrada do Fogo Olímpico, que  faz parte de um ritual realizado desde a Grécia Antiga. O fogo sempre teve caráter sagrado para os gregos.

O fogo permanecia aceso nos altares de seus principais templos, como o Templo de Hera, que recebia as competições dos Jogos Olímpicos na Antiguidade. 

Uma tradição antiga que remonta às origens do revezamento da tocha era o envio de mensageiros a todas as cidades da Grécia Antiga, com a missão de anunciar a data de início dos Jogos. Junto com o anúncio era proclamada a trégua olímpica, que começava um mês antes do evento e se estendia até o fim das competições. Neste período, as guerras eram interrompidas para garantir o envolvimento de atletas e espectadores nos Jogos. Hoje, o trajeto também serve para anunciar que os Jogos estão chegando.

O secretário de Governo, Marcos Cheba lembrou da importância da realização da competição e solicitou reforço no orçamento para o setor em 2019.  Cheba pediu aos vereadores que aprovem mais recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA), para continuar desenvolvendo projetos na área esportiva.

“Quero pedir aos vereadores aqui presentes que discutam com os colegas e o Executivo implementação na receita para o Esporte”, lembrou o secretário.

 As unidades escolares que participarão dos jogos até o dia 8 de setembro são : Creche Regina  Joana Ecker, Escola Municipal Maria Honorata de Campos, Escola Dalci Candida da Silva, Escola Olavo Mendes Duarte, Escola Municipal  Marechal Rondon , Escola Estadual Marechal Rondon, Escola Zeferino Dorneles Costa, Escola Centro Educacional Cooperativo, Escola Inocência Rachid Jaudi, Escola Dr. Fábio Silverio de farias, Escola Mario Abraão Nassarden e Escola Nilo Póvoas.

Copyright  - Nobres Noticias  - Todos os direitos reservados

Plantão
65 99217-1615