04 de junho de 2020 - 21:26

Cidades

19/05/2020 10:29

Pacientes com sintomas de Covid-19 devem buscar primeiro atendimento nas unidades municipais de Saúde, diz diretor clínico do Hospital Laura de Vicunã

Fonte: Elisângela Neponuceno-Nobres Noticias

O diretor clínico, do Hospital Laura de Vicunã   Dr Dhener Hebart explicou  durante entrevista ao Nobres Noticias, todos os procedimentos necessários para pacientes com sintomas de Covid-19.

Se uma pessoa tiver sintomas menores, como tosse leve ou febre leve, geralmente há necessidade de procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima de sua casa.

 “O ideal é ficar em casa, fazer autoisolamento (conforme as orientações das autoridades nacionais) e monitorar os sintomas”, disse o médico.

Segundo Dhener , o paciente deve procurar  atendimento no Hospital se tiver dificuldade de respirar ou dor/pressão no peito.

Dhener detalhou que os testes são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, nos postos e UBS da cidade e o hospital atenderá após horário comercial, finais de semana e feriado, encaminhado para a unidade do município.

Já os casos mais graves, que apresentem insuficiência respiratória aguda e pacientes do grupo de risco, como hipertensos, diabéticos, portadores de câncer, bronquites, asma devem se dirigir ao Hospital.

“O protocolo do Ministério da Saúde, diz que o teste deve ser realizado em pacientes que estejam saturando abaixo de 95% ou 7 dias sintomáticos”, relatou.

 

ESTRUTURA DA UNIDADE

Dhener adiantou que o Hospital realiza a consulta, o teste, tem uma sala especialmente preparada com respirador, onde o doente recebe o primeiro atendimento, em seguida ele é encaminhado para Cuiabá ao Hospital Metropolitano ou Santa Casa.

 

Testes de Covid-19

Hoje o número de testes disponibilizados não é suficiente, por isto os pacientes que optarem por realizar os exames pela rede privada, podem procurar o Hospital, sendo exigido o encaminhamento médico para a realização.

Saiba mais sobre o coronavírus:

A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas.
 

 
Sintomas mais comuns:
febre
tosse seca
cansaço
 
Sintomas menos comuns:
dores e desconfortos
dor de garganta
diarreia
conjuntivite
dor de cabeça
perda de paladar ou olfato
erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés
 
Sintomas graves:
dificuldade de respirar ou falta de ar
dor ou pressão no peito
perda de fala ou movimento
 
Procure atendimento médico imediato se tiver sintomas graves. Sempre ligue antes de ir ao médico ou posto de saúde, clínicas ou hospitais.
 
Pessoas saudáveis que apresentarem os sintomas leves devem acompanhar seus sintomas em casa.
 
Em média, os sintomas aparecem após 5 ou 6 dias depois de ser infectado com o vírus. Porém, isso pode levar até 14 dias.

Copyright  - Nobres Noticias  - Todos os direitos reservados

Plantão
65 99217-1615