17 de outubro de 2019 - 15:23

Cidades

02/10/2019 20:42

Nobres: com georreferenciamento aprovado processo ganha celeridade

Fonte: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

O secretário municipal de Turismo e Cultura do município de Nobres, Daniel Martins da Cruz, acredita que a administração municipal conquistou importantes avanços nas políticas públicas pautadas para o setor, desde 2017 até agora. Nenhuma das ações, apesar de positivas, terá maior impacto que a liberação da Lagoa Azul, dentro daquilo que projetou a administração do prefeito Leocir Hanel.

Mas o sucesso dessa sequência de fatores positivos depende do encaminhamento das ações desenvolvidas pelo município e uma dessas ações é o carimbo positivo sobre o georreferenciamento, realizado através de acordo de cooperação Técnica celebrado entre o INCRA e o Estado de Mato Grosso com a interveniência do Intermat.

Segundo consta, o acordo de cooperação objetivava o georreferenciamento do perímetro e das parcelas do Assentamento Gleba Coqueiral/Quebó no município de Nobres, firmado e publicado no Diário Oficial da União em 05 de setembro de 2.009.

Todas as providências de campo e técnicas já foram conclusas, onde o Intermat fez o encaminhamento ao órgão competente, no caso, o Incra. A documentação está entregue ao atual superintendente do órgão em Mato Grosso, Ivanildo Teixeira Tomaz.

De lá até aqui, conforme Daniel Martins da Cruz, supervisionado pela turismóloga e coordenadora da pasta, Dahiana Ferlin, passos importantes foram dados e o mais recente surgiu a partir de um alinhamento com setores da comunidade, trade turístico e autoridades políticas e administrativas reunidas em audiência pública na noite de 30 de julho de 2019, de onde saiu uma pauta de reivindicações em forma de Carta de Nobres, elencando razões e números do turismo nos últimos anos.

Carta que enfatiza a Lagoa Azul como a mais importante das medidas a serem tomadas em relação ao turismo nos últimos anos em Nobres.

Daniel Martins da Cruz coloca que Nobres ganhou destaque nos últimos trinta meses, graças à priorização do diálogo e do entendimento em relação à implantação de políticas públicas que desencadeiem respostas e soluções a novos investimentos sob uma nova ótica para o turismo e, consequentemente, para o município.   

E isso tem propiciado aspectos altamente positivos a partir do envolvimento do Sebrae-MT, da percepção dos empresários do setor e da própria gestão pública compartilhada no sentido de elevar o município de Nobres a um patamar turístico respeitado e conceituado no que se refere ao meio ambiente, receptividade, qualidade nos serviços ofertados, enfim, um conjunto de soluções estruturais que se vem conseguindo e que precisa continuar, custe o que custar.

Em resumo, avalia Daniel e os integrantes do trade turístico, que tem tudo a ver com a cereja do bolo, a Lagoa Azul.


Copyright  - Nobres Noticias  - Todos os direitos reservados

Plantão
65 99217-1615