19 de junho de 2019 - 04:04

Cidades

NOBRES 05/06/2019 14:28

“Pé na Estrada” beneficia comunidades rurais

Fonte: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

O Projeto “Pé na Estrada" foi retomado no último dia 19 de maio, passado, onde estão envolvidas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, as ACS’s da zona rural, coordenadora da Unidade de Bom Jardim, sob a supervisão do Coordenador da Atenção Básica, enfermeiro Lázaro Dias. A comunidade de Campo Verde, abrangendo inclusive as localidades próximas, foi avaliada como a que apresentava as demandas e tinha a necessidade da oferta de serviços de saúde.

Ali foram realizadas prestações de serviço que incluem atendimento médico, odontológico, farmacêutico, orientações e distribuições de hipoclorito através da Vigilância Sanitária Municipal. O atendimento, conforme o Coordenador de Atenção Básica, Lázaro Dias, envolve o profissional médico, onde o paciente passa por triagem e de acordo com a avaliação, é encaminhado ao médico presente, cuja receita é aviada no local. Quanto ao atendimento odontológico, os serviços tratam da saúde bucal, da prevenção ao câncer bucal, enfim, ações voltadas à saúde bucal de modo geral.

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) exerce papel fundamental para que as ações em saúde sejam implementadas em cada rua, bairro ou localidade. O fomento aos trabalhos em saúde começam com a pesquisa domiciliar através de cada ACS e o complemento da atenção básica é quando a saúde é levada até os munícipes em face da localização geográfica e das dificuldades de deslocamento até uma unidade de saúde.

Lázaro Dias acredita que o Projeto “Pé na Estrada” é fundamental para que o aparato de profissionais em saúde conheça demandas e realidades em setores essenciais, que exigem uma resposta do setor público no que se refere ao papel da atenção básica.
Com relação à última participação dentro do Projeto “Pé na Estrada”, os agradecimentos são à família de Clementino Pedroso e esposa, pela receptividade e o espaço cedido para realização de mais uma ação itinerante que presta serviços às comunidades.

A próxima comunidade a ser atendida deve ser a Sela Dourada, segundo o planejamento do coordenador, Lázaro Dias, que deve reunir-se com a equipe e traçar meta, data e toda logística para mais uma participação dentro do “Pé na Estrada".


Copyright  - Nobres Noticias  - Todos os direitos reservados

Plantão
65 99217-1615