20 de maio de 2019 - 13:42

Cidades

11/05/2019 21:26

24 voluntários em Nobres recebem capacitação da Defesa Civil para atuar na prevenção de desastres

Cerca de 24 voluntários participaram neste final de semana na Comunidade Sela Dourada, da capacitação para atuar na prevenção e durante desastres que possam ocorrer no Estado

 Seis integrantes da Defesa Civil, ministraram palestras e deram aulas práticas de primeiros socorros, noções básicas de montagem de abrigos provisórios e combate a princípio de incêndio.

Para o vereador Gidalti Ferreira, o Gida, as dicas e esclarecimentos, além das experiências, trazidas pelos membros da Defesa Civil, podem auxiliar o município, que pode ganhar um núcleo do órgão, para atender em casos de necessidade.

“Eles nos orientaram, como proceder em inúmeras situações, como conseguir verbas para casos como inundações, destruição de pontes e uma série de questões que nos servirão como base até mesmo, para analisar e propor soluções para casos que necessitem de apoio voluntário e também do poder público”, ressaltou Gida.

Aluno do curso, João Paulo Almeida revelou surpresa com a teoria, os exemplos dados e tudo que foi apresentado pela equipe.

“Foram dois dias de grande proveito, muitas vezes nosso conhecimento é limitado e eles nos oportunizaram melhorar nossa visão de como agir em casos de acidentes, tragédias, atuando na prevenção, atendendo feridos, muito rico de conteúdo, eu não esperava tanta informação, mas confesso, que me sinto bem mais preparado para várias situações”, declarou.

O objetivo, segundo o chefe da Defesa Civil, coronel Cesar de Brum, é aumentar o número de pessoas qualificadas em Mato Grosso para atender à população em caso de desastres, como alagamentos após chuvas ou incêndios florestais.

“Os voluntários capacitados podem dar a primeira resposta à população em uma situação de emergência e quanto mais preparados os cidadãos estiverem, menor será o impacto sofrido em um caso de desastre”, explicou o coronel.

 


Copyright  - Nobres Noticias  - Todos os direitos reservados

Plantão
65 99217-1615