17 de dezembro de 2018 - 07:49

Cidades

01/07/2018 10:35

Secretaria de Assistência Social realiza Fórum para a manutenção do Selo Unicef

Fonte:  ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou, dia 28 de junho de 2018, o Fórum Comunitário - Selo Unicef 2017/2018, no Clube da Melhor Idade.

Participaram, o prefeito municipal Leocir Hanel, a primeira dama do município e gestora social, Maria Cecília Botini Hanel; secretários municipais e servidores das pastas municipais, principalmente da área da Saúde, através de enfermeiros e agentes de saúde entre outros.

Para a formação de um dispositivo de honra simbólico para a abertura dos trabalhos, foram convocados o prefeito Leocir Hanel, a gestora social Maria Cecília Botini Hanel; a secretária municipal de Saúde, Aparecida Clestiane de Souza Costa; Edilene Rodrigues, coordenadora pedagógica educacional, representando a secretária municipal de Educação, Edilman Rondon; o convidado de Cuiabá, Osvaldo Lara; Andréia Delgado, avaliadora; Rosenil Silva, representando o setor escolar; vereadores André Avelino Bezerra e Rogério Frazão; representantes do Conselho Tutelar, das comunidades escolares; profissionais de Enfermagem; Psicólogos, Assistentes Sociais; agentes de saúde; alunos e crianças e adolescentes vinculados aos programas sociais no município.

O prefeito Leocir Hanel, ao se pronunciar sobre o evento, destacou o trabalho social da sua administração e enfatizou que o Selo UNICEF deve ser mantido, considerando-se que a administração vem trabalhando pelo social, seguindo a metodologia preconizada pelo programa.

A secretária municipal de Assistência Social, Maria Cecília Botini Hanel, ao declarar aberto o Fórum Comunitário, asseverou que a pasta vem implementando as ações previstas para a manutenção do Selo UNICEF.

O Selo UNICEF

O Selo UNICEF - Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade, de acordo com a sistemática empregada para a conquista do Selo UNICEF.

Com essa iniciativa, os governos municipais vêm contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, para que se reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A metodologia empregada e informada através de slides pela assistente social Edna Araújo, combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.

E, não por acaso, dentro da programação que vem sendo cumprida, desde o Bebê Prefeito, os adolescentes que estão inscritos no Programa de Fortalecimento de Vínculos entoaram o Hino de Nobres. Após, a cerimônia ganhou a apresentação de dança das meninas que integram o mesmo Programa de Fortalecimento de Vínculos.

Metas e Experiência

A primeira experiência do Selo UNICEF ocorreu no Ceará, em 1999, onde foram realizadas três edições estaduais. Em 2005, o Selo foi ampliado para todo o Semiárido e, em 2009, para a Amazônia Legal Brasileira.

Em 2013, 1.745 municípios do Semiárido e da Amazônia inscreveram-se na atual edição do Selo UNICEF Município Aprovado Edição, que se encerra em 2016.

Os municípios que se inscrevem no Selo são agrupados de acordo com sua realidade socioeconômica e assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. 

O município de Nobres segue firme na manutenção em busca e com excelência através de propostas visando alcançar este reconhecimento no qual não medem esforços sendo um trabalho envolvente, humanizado de acordo com nossa realidade, dignificante e de muito valor para o futuro da população.


Copyright  - Nobres Noticias  - Todos os direitos reservados

Plantão
65 99217-1615