23 de setembro de 2018 - 17:18

Cidades

10/04/2018 23:43

Prazo para regulação de pacientes foi prorrogado até 14 de abril

Mel Mendes | GCom-MT 

Os cidadãos interessados nos procedimentos oftalmológicos gratuitos ofertados na 13ª Caravana da Transformação terão mais tempo para realizar o pré-cadastro. A regulação de pacientes foi prorrogada até as 12h do próximo sábado, dia 14 de abril. Somente o posto de regulação localizado no Portão G da Arena Pantanal, em Cuiabá, não terá alteração e segue funcionando até o dia 13 de abril, das 7h30 às 11h30.

Há seis dias do evento, a ampliação do atendimento acontece devido ao aumento da procura pela regulação, necessária para o agendamento das consultas iniciais e, posteriormente, para os exames e as cirurgias de catarata, yag laser e pterígio. Para a regulação, o paciente deve ter a partir de 55 anos e apresentar documento de identificação com foto, comprovante de endereço atual e cartão SUS.

A Caravana da Transformação é uma iniciativa do Governo do Estado que oferta consultas e exames oftalmológicos, cirurgias de catarata, pterígio e yag laser e diversos serviços de cidadania gratuitamente à população. A edição de Cuiabá ocorre entre os dias 16 de abril e 10 de maio, na Arena Pantanal. A expectativa da organização é que durante a Caravana sejam realizadas 20 mil consultas oftalmológicas e 15 mil cirurgias.

A aposentada Alaide de Almeida Arruda, de 65 anos, já fez a regulação e garantiu a sua consulta. Ela sofre com problemas oftalmológicos desde os 16 anos e conta que nunca teve oportunidade de realizar exames especializados. “Em todo lugar que eu vou procurar ajuda tem que ter dinheiro pra fazer. A gente não tem da onde tirar, mas agora vou poder fazer os exames sem precisar gastar. A gente tem que fazer, porque com saúde tem que ter cuidado. Agora eu vou melhorar, se Deus quiser”, conta animada a moradora do bairro Santa Izabel, em Cuiabá.

As consultas e exames ocorrem entre os dias 19 e 30 de abril, a partir das 5h. Caso seja constatada a necessidade de cirurgia, o agendamento é feito logo após a consulta. As cirurgias serão realizadas entre os dias 10 de abril e 10 de maio. Os pacientes submetidos à cirurgia de catarata recebem ainda o acompanhamento pós-operatório sem nenhum custo, com realização de consultas, exames e avaliações 24h, sete dias e 30 dia depois do procedimento cirúrgico.

Pontos de regulação

Confira abaixo a lista completa dos pontos de regulação da capital:

- Arena Pantanal: Portão G (até 13 de abril);

- Regional Norte: Clínica da Família (CPA I), Policlínica do bairro Planalto e Centro de Convivência de Idosos (CCI) Aidee Pereira do Nascimento (bairro Novo Horizonte);

- Regional Sul: Centro de Saúde do Tijucal e Policlínica do bairro Pedra 90;

- Regional Oeste: Centro de Saúde do bairro Quilombo e Policlínica do Verdão;

- Regional Leste: Centro de Saúde do bairro Dom Aquino, Shopping 3 Américas e Shopping Popular;

- Central de Regulação do SUS, localizada na Avenida Dom Bosco (Centro);

- Unidade de Saúde da Família (USF) da Guia.

Além da capital, serão atendidos pacientes regulados em Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste e Nobres.

Em Várzea Grande a regulação pode ser realizada no Centro de Especialidades em Saúde (Postão) e nas Policlínicas dos bairros Cristo Rei, Parque do Lago, Jardim Glória II, Marajoara e 24 de dezembro. Já no interior do estado, o pré-cadastro é feito diretamente nas secretarias municipais de Saúde.

O Governo do Estado disponibilizou também um link que esclarece as principais dúvidas sobre a iniciativa. Veja aqui: http://www.mt.gov.br/-/9527332-perguntas-e-respostas-sobre-a-caravana-da-transformacao.


Copyright  - Nobres Noticias  - Todos os direitos reservados

Plantão
65 99217-1615